Aviso: É proibido copiar os artigos deste Site.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

A ORIGEM DA DATA DE ANIVERSARIO DO TUCURUVI

Anos 80, o país entrava em processo de redemocratização, os movimentos sociais se fortaleciam nas cidades e no campo, com a luta sindical, associações de bairro, de moradores, agremiações estudantis. Um ar renovado se respirava em todos os cantos do país, um clima de mudança e renovação.
Nesse cenário é reativada a SAPT – Sociedade Amigos do Progresso de Tucuruvi – fundada na década de 50, mas inativa durante muitos anos, por iniciativa espontânea de moradores convencidos da pouca importância que se dava pelo poder publico daquela época à região norte de São Paulo. Baixos investimentos em saúde, educação, segurança, Infraestrutura e transportes. Se refletia em uma espécie de isolamento da Zona Norte em relação a cidade.
Em 1982, a diretoria constituída por Pedro Andrade, Janoares Camargo, Jânio Pires, Wagner de Azevedo Marques, José Alencar, Elisabete Leite Nogueira, Armando Bonano, Sidnei Augusto e outros…..
…... recuperaram uma serie de documentos históricos que traziam detalhes da origem de Tucuruvi. A partir de uma analise mais atenta, se concluiu que o marco principal se deu pela compra das terras de Claudino Inácio pelo engenheiro inglês William Harding que promoveu a implantação do primeiro núcleo de povoamento (na região da Parada Inglesa). Esta escritura datada de 24 de Outubro de 1903, desta forma a SAPT instituiu a data como referencia do aniversario de Tucuruvi.
Em Outubro de 1983 se dá a primeira e talvez a maior festa de aniversario de Tucuruvi com atividades culturais, festivas, esportivas e a mais importante… reivindicativas envolvendo todos os movimentos sociais da região. Das atividades desenvolvidas podemos citar: I Seminário de Assuntos Comunitários, Concurso Escolar sobre Historia do Tucuruvi, Exposição de Pinturas e Artesanato, Desfiles, Competições Esportivas.............. …..
A partir de meados dos anos 90, com crescente implantação do modelo neoliberal, os movimentos sociais foram perdendo a força e as comemorações de aniversário passaram a ser cada vez mais oficiais e menos reivindicativas perdendo seu conteúdo político. Até se tornar, como é hoje, uma festinha de aplausos às celebridades, algumas até desconhecidas, e culto servil às autoridades, sem nenhum propósito político maior, a não ser a bajulação pueril.











Wagner de Azevedo Marques
Sociólogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário